1 Coríntios 3

1co3

SERVIDORES DE DEUS

1 Coríntios 3
Interessante este capítulo inteiro para refletir! Paulo continua a falar sobre as divisões acontecidas na igreja de Corinto (1 Co 1.10-17). Neste capítulo, Paulo considera o trabalho feito por aqueles que anunciam o evangelho. É Deus quem determina o trabalho que cada um deve fazer; por isso, ninguém é mais importante do que os outros. Os vários grupos – os de Pedro, os de Apolo e os de Paulo – se formaram porque as pessoas pensavam que o seu “líder” era mais importante do que os outros. Assim, aqueles coríntios estavam se comportando como se pertencessem a este mundo e não como pessoas que são guiadas pelo Espírito de Deus.

Paulo continua a tratar da sabedoria e nos adverte para que ninguém engane a si mesmo (vs 18). Dando o exemplo de que “Paulo, Apolo, Pedro” nos pertence (vs 22), ele ensina que os líderes são pessoas (vs 21) que Deus deu à Igreja para o serviço de liderança. Não é a Igreja que pertence aos líderes (1 Coríntios 1.12), mas os líderes é que pertencem à Igreja! Entende a diferença? Eles, os líderes, como de resto toda a criação, estão a serviço da Igreja, assim como a Igreja está a serviço de Cristo e, por meio de Cristo, a serviço de Deus.

1 Coríntios 3 – NTLH

3.1 Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã.

3.2 Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos,

3.3 porque vivem como se fossem pessoas deste mundo. Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem?

3.4 Quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, será que assim não estão agindo como pessoas deste mundo?

3.5 Afinal de contas, quem é Apolo? E quem é Paulo? Somos somente servidores de Deus, e foi por meio de nós que vocês creram no Senhor. Cada um de nós faz o trabalho que o Senhor lhe deu para fazer:

3.6 Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer.

3.7 De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento.

3.8 Pois não existe diferença entre a pessoa que planta e a pessoa que rega. Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um tiver feito.

3.9 Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus, e vocês são o terreno no qual Deus faz o seu trabalho. Vocês são também o edifício de Deus.

3.10 Usando o dom que Deus me deu, eu faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce, e outro constrói em cima dele; porém cada um deve construir com cuidado.

3.11 Porque Deus já pôs Jesus Cristo como o único alicerce, e nenhum outro alicerce pode ser colocado.

3.12 Alguns usam ouro ou prata ou pedras preciosas para construírem em cima do alicerce. E ainda outros usam madeira ou capim ou palha.

3.13 O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade do trabalho de cada um. Pois o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa: o fogo vai mostrar e provar a verdadeira qualidade do trabalho.

3.14 Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa.

3.15 Mas, se o trabalho de alguém for destruído pelo fogo, então esse construtor perderá a recompensa. Porém ele mesmo será salvo, como se tivesse passado pelo fogo para se salvar.

3.16 Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.

3.17 Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são o seu templo.

3.18 Que ninguém engane a si mesmo! Se algum de vocês pensa que é sábio conforme a sabedoria humana, então precisa se tornar louco para ser, de fato, sábio.

3.19 Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Deus pega os sábios nas suas espertezas.”

3.20 E também: “O Senhor sabe que os pensamentos dos sábios não valem nada.”

3.21 Ninguém deve se orgulhar daquilo que as pessoas podem fazer. Pois tudo é de vocês,

3.22 isto é, Paulo, Apolo, Pedro, este mundo, a vida e a morte, o presente e o futuro. Tudo isso pertence a vocês,

3.23 e vocês pertencem a Cristo, e Cristo pertence a Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s